Prof. Dr. João Claudio Thomeo

Prof. Dr. João Claudio Thomeo – Docente do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos da UNESP, campus de São José do Rio Preto

Título da Conferência: Um ‘particuleiro’ na microbiologia

João Claudio Thomeo é Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal de São Carlos em 1986, Mestre em Engenharia Química pelo PPG-EQ/UFSCar em 1990 e Doutor em Engenharia Química pelo PPG-EQ/UFSCar em 1995. Realizou um pós-Doutorado na University of British Columbia, Canadá, em 2001/2002, e no Max Rubner Institut, em Karlsruhe, Alemanha, em 2011. Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Fenômenos de Transportes em 2001 e Professor Titular pela UNESP em Engenharia de Processos para a Indústria de Alimentos 2012. É docente do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos da UNESP, câmpus de São José do Rio Preto, desde 1991 e ministra aulas para o curso de graduação em Engenharia de Alimentos e para os Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos e de Microbiologia, todos da UNESP. Atua nas linhas de pesquisa Engenharia de Processos para a Indústria de Alimentos, Propriedades Físicas de Produtos de Origem Biológica e Microbiologia e Bioprocessos. Suas principais pesquisas enfocam: desenvolvimento de bioreatores para fermentação em estado sólido (FES), particularmente para a produção de enzimas de interesse das indústrias alimentícia e de bioenergia; estudos básicos de FES para produção de enzimas voltadas à hidrólise de fibras lignino-celulolíticas e de enzimas voltadas à alimentação animal; tratamento tecnológico de enzimas através de secagem por spray-drying e liofilização. Ademais, tem trabalhos sobre propriedades físicas de produtos de origem animal e vegetal.